UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital
PLAC 2 – Pólo Itajaí
EEB Profº Giovani Trentini - Rio dos Cedros
Professora: Graziela Gomes Stein Teixeira
Cursistas: Graciela Juciane Minatti, Marciana Hasse, Nilo Perini, Sirce Elaine Pereira, André Girardi
ATIVIDADE: MEMÓRIAS FOTOGRÁFICAS DE SEU TEMPO
DE ESCOLA
Com a proposta de mais uma atividade realizada pelo grupo dos cursistas da pós graduação: Educação na Cultura Digital da
EEB Profº Giovani Trentini, socializamos com a comunidade escolar a atividade desenvolvida: Memórias fotográficas de seu tempo de escola.
O objetivo desta prática foi de resgatar através de fotos, os bons momentos dentro da escola, enquanto estes professores foram alunos e comparar com suas práticas nos dias atuais. Para este momento da prática a ansiedade e expectativa se fez presente, pois sabemos que nem sempre o que planejamos acaba acontecendo.
A apresentação da atividade aos professores foi um momento muito significativo, pois houve uma ótima receptividade e entre eles mesmos começaram a lembrar, comentar e até “comparar” o seu tempo de escola com os dias atuais. Também aconteceu de um professor com menor tempo de serviço na educação, comparar com outra professora de maior tempo de serviço se em sua época existia o “pau de selfie” para o registro das fotos. Foi um momento bem descontraído e também de relatos, onde uma professora disse não possuir mais fotos, pois sua casa foi atingida por uma enchente e ela perdeu tudo. Também houve o relato de professores que atuam nesta escola não possuírem em seu domínio as fotos, pois deixaram em outras cidades, na casa dos pais. Nesse sentido, a realização desta proposta superou positivamente as expectativas.
O momento da apresentação da atividade também foi muito bom, os textos e imagens são maravilhosos. É um material riquíssimo apresentado por cada professor. Nos próprios textos e falas, os professores compararam seu tempo de escola aos dias atuais, e de modo geral, mesmo considerando o maior acesso dos alunos às tecnologias, ficou a dúvida se eles conseguiriam ter tantas histórias para contar e o significado das memórias em nossas vidas.
Finalizou-se construindo um livro para ser deixado na escola com o registro dos momentos desta atividade.
Dificuldade: Foi planejada a realização de todos os passos da atividade coletivamente e isso aconteceu, em alguns momentos, individualmente. Não tem como realizar uma “pausa” com vários professores ao mesmo tempo na escola pra realizar uma ação que não faz parte de seu calendário escolar. Mas, dentro do possível e com a ajuda da ATP da escola, pudemos nos reunir para que tudo fosse realizado com sucesso.
Individualmente o desafio foi de resgatar as fotos e relembrar o que foi significativo. Uma professora inclusive entrou em contato com colegas de seu tempo de escola, via redes sociais, para relembrar seu tempo de escola.
Esta atividade demonstra que não precisamos de muitos aparatos tecnológicos para proporcionar a cultura digital e sua integração ao currículo, basta planejamento, vontade e trabalhar de acordo com o que temos na escola.